quinta-feira, 19 de março de 2015

Porque demora tanto? (Secagem)

Ontem fiz uma publicação falando sobre falta de inspiração e mencionei, em algum momento, a demora do biscuit pra secar, dizendo que precisaria publicar sobre isso.
Vem comigo:
Quase todas as semanas recebo ligações dizendo que a festa é sábado e precisa do topo de bolo, ou de lembrancinhas.
Na maioria das vezes eu faço de tudo, TUDO MESMO, pra tentar atender. Mas na maioria delas, é praticamente impossível.

E não pense que é frescura ou que eu sou chata, tenho preguiça de trabalhar... tá, sou chata, mas por outros motivos (risos incontidos)



Tá vendo isso? É um pedaço de massa mole, do jeito que ela vem pra mim, é um pouco mais consistente do que massa de modelar de escola.
Essa foto aí de cima é um pedaço de massa branca, que auxilia bastantão no meu trabalho, porque não preciso tingir pra chegar no tom branco.

Mas pra fazer as cores preciso tingir e isso requer força e determinação (brincadeiras à parte, tingir massa é arte, hihi rimou).

Depois de sovada, tingida e devidamente preparada, tá na hora de começar a modelar.


Certa vez eu publiquei essa foto na minha página do Facebook e uma seguidora ficou assustada.
Calma gente, não é boneco do Halloween (eu repudio essa festa)
É só o processo de montagem.
Pra vocês entenderem um pouquinho, como a massa lá de cima é mole, eu não posso montar tudo de uma vez, porque senão a peça fica tombando e acaba estragando.
No começo eu não tinha paciência e perdi muita coisa por causa disso (sim, eu sou a doida que refaz encomendas inteiras quando erra alguma coisa).
E esse palito não é uma estaca infincada no vampiro (credo que comentário chulo Tati, rsrs), é apenas um palitinho pra dar sustentação na cabeça.

Depois de 2 dias ou mais de montagem as peças vão pra secagem antes de pintar os olhos

Às vezes eu deixo de uma semana para outra ou espero mais 2 ou 4 dias para pintar os olhinhos.
E mesmo depois de pintar os olhos ainda tem que secar bem.

E essa secagem varia por causa do tamanho e por causa do tipo de produto.
Peças em pé demoram muito mais, porque as pernas precisam secar muito bem pra depois começar a montar o restante, no mínimo uma semana.
Essa boneca tem uma história engraçada, a perna dela é muito feia na parte de trás. Porque eu fiz as pernas para uma encomenda e ficaram feias. Refiz a encomenda e fiquei com dó de jogar a perna fora, daí nasceu essa peça que eu tenho aqui até hoje.
Aí coloquei esses corações de isopor (esses não existem mais kkk) pra esconder as pernas feias, ficou fofo.

Geralmente eu deixo secando depois de pronto por uma semana, uma semana e meia antes de embalar para entregar.

E tem uma questão ainda mais delicada:

Chaveiros


Ah, os chaveiros são muito mais sensíveis do que tudo. Eles precisam secar muito, muito mesmo.
Esse material metálico é bem sensível e o biscuit pode provocar ferrugem se embalado inadequadamente, antes de secar 100%.
E têm peças que são difíceis de saber se já secaram 100% mesmo.
Por isso eu procuro montá-los antes de outras encomendas em semanas que eles estão na agenda.

E os clientes recebem um bilhetinho junto com o chaveiro explicando como proceder





Escrevi tudo isso pra dizer pra você, cliente e amigo que visita meu blog, o biscuit é demorado, lento pra secar. E em dias chuvosos e úmidos muito mais, parece que a massa regride.
Já disse isso aqui no blog antes, mas vale salientar: Se um dia eu disser que não posso te atender, saiba que eu pesei todos os prós e contras e anulei todas as possibilidades antes de te responder.
Sempre dá pra dar um jeitinho, mas nem sempre dá pra atender uma encomenda muito de última hora.

Agradeço o carinho e atenção de você que leu do começo ao fim

Deus te abençoe
Beijinhos da Tati












Nenhum comentário:

Postar um comentário