quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Peças exclusivas, trabalho exclusivo



Conversando com uma amiga, surgiu um questionamento a respeito do fato de eu dizer aos clientes que eu não copio peças de outras pessoas.
Alguns dos meus trabalhos, principalmente os mais antigos tiveram inspiração no trabalho de fotos que encontrei na internet.
Mas com o tempo fui aprendendo que é muito mais divertido criar peças e muito mais gostoso ter uma linha exclusiva.
Eu sei que hoje em dia temos muita dificuldade em criar coisas novas porque parece que tudo que fazemos já existe.
Mas como eu sempre digo, a marca registrada, a digital, o estilo, são coisas que não temos como mudar e nem como copiar.
Por este motivo, eu prefiro ter minha própria linha de produtos, que não é limitada, apenas não tem alguns produtos que tem em outra loja.

Aí você pode até achar que eu trabalho por hobby e me dou ao luxo de recusar pedidos.
Eu como você ou qualquer outra pessoa que vive do artesanato sabemos que este setor é muito concorrido e pouco reconhecido, por isso precisamos sempre inovar e criar coisas diferentes, que como falei acima não é fácil num mundo onde se inventam coisas novas todos os dias.

Mas pare pra pensar: o cliente que gosta do meu produto, vai gostar da beleza, do estilo e da qualidade. Porque não dos modelos, já que uma mão é diferente da outra e as coisas "copiadas" não ficam iguais às originais?

Um dia eu ouvi que a Pepsi tem gosto diferente da Coca-Cola, não porque a fórmula da Coca-Cola seja tão misteriosa que a Pepsi não possa imitar.
Mas porque a Coca-Cola tem direitos sobre o produto e o sabor.

Então porque, nós, que somos limitados por trabalhar com as mãos queremos tirar o direito de alguém ter uma peça exclusiva ou sermos privados disso?
Tem espaço pra todo mundo trabalhar sim, eu posso me inspirar no trabalho de alguém sim, mas pra que copiar, se a minha mente criativa pode inventar algo exclusivo para o meu cliente?

Como artesão: Pense nisso antes de copiar.
Como cliente: Pense nisso antes de orçar com várias pessoas a partir do trabalho de uma só pessoa.

E não pense que sou indelicada por responder que não copio trabalhos de outras pessoas.
Me perdoe se passo essa impressão. Quero ser justa, mesmo que não sejam em relação a mim e continuem copiando minhas fotos.

Porque como dizem por aí, minha mãe sempre disse que eu não sou os outros.

Deus te abençoe
bjinhos da Tati

Nenhum comentário:

Postar um comentário