sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Um desabafo

Oi queridas e queridos, gostaria de fazer um desabafo com vocês
Queria falar principalmente com você que trabalha com vendas como eu ou você que está preparando a sua festa.
Todas as semanas me deparo com pessoas que pedem desconto ou dizem do meu trabalho: "eu achei caro", "tá muito caro", "quanto você me dá de desconto"...
Eu trabalho com biscuit há quase 5 anos e desde então tenho visto os preços dos materiais subirem e as coisas no mercado aumentarem e muito.
Todas as vezes que eu vou comprar carne (vocês já viram o preço do quilo da carne?) é um absurdo. Nem sei quando foi a última vez que comprei um quilo de alcatra que é minha carne favorita, tenho vivido de acém e de coxão mole quando está em promoção.
Pois bem, pelo menos pra mim, o biscuit é um trabalho que requer força e no final do dia eu estou suuuuuper cansada.
Vale salientar que eu amo meu trabalho, mas que me chateia muito quando ouço coisas do tipo: "você é dona do seu trabalho", "pode trabalhar só quando quiser" ou ainda tem aquelas pessoas que acham que o meu trabalho é brincadeira.
Tem também aquela questão de as pessoas não entenderem que uma peça nunca ficará idêntica à outra ou que fazer milhares de amostras despendem tempo (e tempo, leia-se dinheiro).
Então, o que eu quero dizer pra você que está procurando por produtos artesanais, que tenha um pouquinho de compreensão, não só comigo, mas com a pessoa que vai fazer seus docinhos decorados, a decoração de balões, o bolo, entre outras, sabe por quê?
Tudo que é manual, na maioria das vezes depende de uma só pessoa pra fazer.
E essa pessoa, come, veste e paga contas assim como todas as outras, aquelas que vão montar uma decoração que vai ser usada em 20 festas e só precisará de um reparo pra isso, aquela que aluga o salão e que paga mixaria pra quem vai limpar depois da festa, aquela que faz algumas coisas somente durante a festa.
Valorize o trabalho do artesão, deixe pra pedir desconto pra quem tem condições de te dar desconto e que não irá pesar, nem no bolso nem nas costas no final do dia!!!
E se possível, nunca comece a conversa com: eu queria uma coisa bem baratinha, simplesinha, pra não passar em branco. Porque  a coisa baratinha, simplesinha nunca será linda e você sentirá mais frustração do que satisfação.
Agradeço a compreensão e carinho de todos.
Deus abençoe vocês



Nenhum comentário:

Postar um comentário